06/10/2020

Dr. Orlando lidera corrida eleitoral na cidade de Senador Alexandre Costa

Dr. Orlando lidera corrida eleitoral na cidade de Senador Alexandre Costa


A pesquisa Escutec traz o cenário eleitoral em Senador Alexandre Costa. Pelos dados, se as eleições fossem hoje, seria reeleito prefeito do município Dr. Orlando. Ele foi a opção de 56% dos eleitores. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MA 00725/2020. Foram ouvidos na pesquisa 400 eleitores nos dias 26 e 27 de setembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é estimado em 90%. Nos dois cenários pesquisados, o candidato Dr. Orlando aparece à frente de seu adversário, Dr. Francílio.

No cenário espontâneo (quando não é apresentado ao eleitor nome de candidatos), o primeiro aparece com 52% dos votos enquanto o segundo obteve 32% da opinião dos entrevistados. Na pesquisa estimulada, a vantagem de Dr. Orlando aumenta. Ele aparece com 56% das intenções de votos e seu adversário, Dr. Francílio, aparece com 35%. Nenhum dos candidatos foi a opção de 3% dos ouvidos e não sabe ou não respondeu somaram 6%. Considerando somente os votos válidos, a vantagem de Dr. Orlando é maior. Ele aparece com 62% contra 38% de Dr. Fracílio. Mudança O Instituto Escutec mostra ainda que a maioria dos eleitores de Alexandre Costa não pretende mudar de voto e nem deixará de votar no próximo dia 15 de novembro.

Sobre a mudança de voto, 12% disseram que podem mudar de voto até o dia da eleição. Já outros 80% afirmaram que não mudarão de candidato a prefeito. Não sabe ou não respondeu somaram 8%. Já sobre a ausência no dia da votação (devido a pandemia do novo coronavírus), 4% disseram que podem não votar em 15 de novembro. Já 91% afirmaram que votarão no primeiro turno das eleições. Não sabe ou não respondeu somaram 5%.  

Rejeição

Sobre em quem o eleitor não votaria de jeito algum nas eleições deste ano, 54% disseram que não votariam em Dr. Francílio, enquanto 35% afirmaram não votar em Dr. Orlando. Nenhum dos candidatos foi a opção de 2%. Não sabe ou não respondeu aparecem com 9%.

Aprovação

Na pesquisa Escutec foi questionada sobre a avaliação da gestão de  Dr. Orlando em Senador Alexandre Costa. Disseram aprovar a administração atual 58% dos eleitores e outros 37% afirmaram desaprovar. Não sabe ou não respondeu somaram 5%.

 

OBS.: As tabelas e gráficos que cujas somas das porcentagens não totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos ou de múltiplas respostas. 

 

VEJA A PESQUISA ABAIXO:

 



Downloads

Pesquisa Senador Alexandre Costa MA - 26 a 27de setembro de 2020